sábado, 27 de julho de 2013

Oceanos devem subir 2,3 cm a cada aumento de 1ºC na temperatura global

Os pesquisadores preveem um aumento de 2,3 centímetros no oceano a cada 1ºC.

Cientistas do Instituto Potsdam de Pesquisa sobre Impacto no Clima preveem um aumento de 2,3 centímetros no oceano a cada 1ºC de aquecimento da temperatura global da Terra. Para chegarem a esse número, os pesquisadores consideraram dados históricos e usaram sistemas para prever cenários futuros.
Entre as informações consideradas está o derretimento das geleiras em montanhas, o degelo da Groenlândia e Antártida e outras combinações, como o aquecimento da própria água do mar.

Anders Levermann, um dos autores do estudo, se mostra confiante em relação ao cumprimento da projeção. “Achamos que estabelecemos pontos de referência sobre quanto o nível do mar vai subir com os aumentos da temperatura”, explicou o cientista à Reuters.
Os pesquisadores se destacam por apresentarem números concretos. Ao invés das estimativas genéricas para os próximos 90 anos, os cientistas alemães conseguiram mensurar quais seriam os impactos a cada grau na temperatura.
Para impedir que os oceanos subam, existe um esforço internacional em limitar as emissões de gases de efeito estufa, para controlar o aumento nos termômetros. A principal meta é de que até 2015, a temperatura global suba apenas 2ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário