sábado, 20 de julho de 2013

Meta de 2C de aquecimento é "apenas metade do que é necessário"

O mundo já percebeu que é bastante difícil chegar a um acordo para manter o aumento das temperaturas em no máximo 2C acima do nível pré-industrial. Mas pesquisadores suíços afirmam que seria preciso perseguir um objetivo ainda mais ambicioso




Governos que concordaram em tentar restringir o aquecimento global em não mais do que 2oC podem ter traçado a meta errada, apontam cientistas suíços.
Marco Steinacher, da Universidade de Berna, e seus colegas publicaram um estudo no periódico Natureafirmando que os cortes nas emissões de dióxido de carbono necessários para atingir essa meta não serão o suficiente para evitar o avanço do nível e da acidificação dos oceanos, e não repararão as perdas de produtividade da agricultura.

Eles argumentam que o objetivo de 2oC não é ambicioso o bastante. O sistema climático envolve mais do que apenas a temperatura atmosférica: também depende das interações da atmosfera com a hidrosfera, a biosfera e a geosfera.
Para manter o planeta habitável, governos devem se comprometer também em salvar a biosfera, e ao mesmo tempo lutar para manter a segurança alimentar dos mais de dez bilhões de cidadãos que podem povoar a Terra até o fim deste século. Todas essas metas juntas exigem cortes muito maiores nas emissões.
“Assim, a meta para a temperatura sozinha será incapaz de limitar os riscos das emissões antropogênicas”, alertam.
O argumento é complexo: essencialmente, os cientistas estão questionando os cortes de emissões que os governos ainda terão que fazer, e buscando explicar a lógica desses cortes dentro de um sistema climático global que ainda não é completamente entendido.
Os suíços utilizaram modelos computacionais para calcular a extensão das reduções nas emissões necessárias para alcançar as novas metas propostas. Eles empregaram um modelo desenvolvido pela própria universidade – o qual batizaram de Modelo de Sistema Terrestre de Berna – e em algumas semanas fizeram 65 mil simulações para completar o estudo e apresentar as probabilidades de cada objetivo específico.
“Podemos mostrar qual total das emissões de CO2 seria tolerável nas próximas décadas para alcançar cada uma de nossas metas climáticas – por exemplo, o quanto poderíamos emitir se quisermos manter a produção agrícola estável ou limitar a acidificação oceânica”, afirmou Steinacher.
“Quando consideramos todos os objetivos em conjunto, a redução das emissões de CO2 deveria ser o dobro do que é pensado apenas para alcançar os 2oC”, concluiu.
Tradução Fabiano Ávila
Leia o original (inglês)
Legenda Imagem: Manter a agricultura produzindo alimento suficiente para atender a demanda exige cortes muito mais radicais nas emissões / pfatter via Wikimedia Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário