domingo, 7 de julho de 2013

Livro sobre etanol celulósico alcança número expressivo de downloads

O livro Routes to Cellulosic Ethanol, publicado em 2011 após um simpósio sobre etanol celulósico promovido pela FAPESP, atingiu a marca de mais de 3 mil downloads. De acordo com a editora da obra, a norte-americana Springer, especializada em publicações científicas, isso significa que o livro está entre os 50% mais baixados em 2012 da coleção de eBooks da Springer.


Professor da Universidade de São Paulo, Marcos Buckeridge, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol e um dos organizadores do livro, disse que a ideia da publicação surgiu após as discussões levantadas no simpósio sobre as novas técnicas de obtenção de etanol a partir da celulose da cana-de-açúcar.

Cientistas de todo o mundo estão em busca de uma tecnologia para a produção em escala industrial do etanol derivado da celulose. Atualmente, só se pode fabricar etanol a partir da sacarose, que corresponde a um terço da biomassa da planta.

O etanol celulósico permitiria aproveitar os outros dois terços, aumentando a produtividade sem alterar a área plantada.

O livro, que também possui versão impressa, aborda os prós e os contras da modificação do genoma da planta para melhorias do etanol celulósico e sua utilização para geração de bioenergia.

O download do livro pode ser feito diretamente no site da editora Springer


fonte; http://www.institutocarbonobrasil.org.br/?id=734448

Nenhum comentário:

Postar um comentário