domingo, 7 de julho de 2013

BOLSA VERDE CONTEMPLA 224 FAMÍLIAS DA RESEX ARIÓCA PRUANÃ

bolsa verde resex arióca pruanã.jpg

Brasília (26/06/2013) – O programa Bolsa Verde agora é realidade para 224 famílias da Reserva Extrativista Arióca Pruanã, situada no Pará e gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Os termos de adesão ao programa foram assinados nos dias 17, 18 e 19 de junho, com o objetivo de incentivar a conservação dos ecossistemas, promover a cidadania e melhorar as condições de vida na reserva extrativista, bem como elevar a renda da população.

O Bolsa Verde faz parte do plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal, sendo destinado aos moradores de unidades de conservação (UC), projetos de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), bem como terras quilombolas e indígenas. O intuito do programa é promover a inclusão social de populações em situação de extrema pobreza, aliando a transferência de renda com atividades de conservação ambiental.
Segundo o analista ambiental da UC, Patrick Jacob, o programa Bolsa Verde será de grande ajuda financeira aos comunitários, tendo em vista as dificuldades que os moradores enfrentam em seu cotidiano em ter acesso as políticas públicas do governo. Patrick ressalta ainda, a expectativa da diminuição das infrações ambientais na unidade. "As famílias irão refletir melhor após a adesão ao Bolsa Verde, antes de cometerem algum ilícito ambiental, haja vista que um dos critérios do funcionamento do programa é o cumprimento do Acordo de Gestão que a Resex possui desde a sua publicação em fevereiro deste ano", explica o analista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário